Institucional

Televendas: 54 3027-1377

Abrasivos - Afinal, o que são produtos abrasivos?

produtos abrasivos suryha

Os abrasivos são produtos muito utilizados nas indústrias e têm como principal função cortar, desgastar, polir, remover ou limpar certos materiais como ferro, aço, inox, madeira e outros. Esses itens são constituídos de grãos abrasivos de origem natural ou sintético e podem ter diversas diferenças entre si, como: dureza, rigidez, tenacidade e friabilidade.


Grão Abrasivo

Outros fatores que também diferenciam os produtos abrasivos são sua granulometria e costado, sendo indicadas diferentes especificações para cada situação de trabalho. Essas características são mais abordadas no uso de lixas e de produtos como Discos Flaps, Rodas PG e outros. A variação de grãos e costados se dá em especial conforme a finalidade do trabalho, podendo ir de um desbaste até um acabamento final (escovado ou espelhado).

A Arsystem preparou algumas dicas especiais sobre a aplicação de cada grão nas situações de trabalho em diferentes tipos de material. Como o processo de lixamento em si, isto é, a remoção de cavacos do material a desbastar é feito por estes minerais, o tipo de grão escolhido tem grande influência sobre a área de aplicação e o desempenho de um abrasivo.


Grão Cerâmico

É indicado para aços de alta liga, como aço inox. É um grão duro e com a tenacidade muito alta. Suas características de desgaste: Afiado, grão pontiagudo, micro desgaste e auto afiação. ​Adequado para desbaste agressivo, com taxa de remoção máxima em materiais duros que não conduzem bem o calor.

Grão Zircônio

É indicado para aço inox, aços de alta qualidade, aço carbono, madeiras ( fábrica de móveis) e indústria calçadista. Possui uma lixa com a camada aberta ou semiaberta, entupindo menos. É um grão duro e com a tenacidade muito alta. Suas características de desgaste: Arredondado, quebra em bloco, grão pontiagudo, micro desgaste e auto afiação.

Grão Oxido Alumínio

Indicado para metal, metais não ferrosos, madeira e couro. EX: alumínio, cobre latão, chumbo e zinco. É um grão macio e com a tenacidade média. Ele pode ser usado em todos os materiais, porém não terá um grande poder de remoção por ser um grão puro e macio, sendo mais utilizado como acabamento e não como desbaste pesado. É um grão mais em conta por não haver muitos processos químicos. Suas características de desgaste: Arredondado, quebra em bloco, micro desgaste.

Grão Aglomerado / Compacto

O termo aglomerado se refere a união de vários grãos abrasivos de mesma granulação, moldados em grãos maiores (aglomeração), com o auxilio de resina antes de serem distribuídos no costado. Proporcionam um lixamento mais fino (sem marcas da lixa, ficando mais uniforme) e têm mais rendimento devido a seu formato. O grão aglomerado necessita de mais pressão e maior velocidade na aplicação. Muito utilizado em cutelarias. É um grão para acabamento.


Tipos de Produtos Abrasivos

Como mencionado anteriormente, existem diversos tipos de produtos abrasivos no mercado. Alguns deles são essenciais para o bom andamento da maioria dos processos fabris de qualquer segmento. Esses abrasivos movimentam a maioria das fábricas do mundo inteiro e participam da criação de milhões de produtos do nosso dia a dia. Entre os principais produtos abrasivos podemos citar:

Disco Flap: O Disco Flap é um produto abrasivo utilizado principalmente no desbaste e acabamento de materiais como aço, inox, ferro e outros. Ele é constituído de uma base reta ou angular e possui lixas entrepostas percorrendo por toda a base. Para sua utilização, deve-se levar em conta o modelo da maquina (esmerilhadeira), pois cada tipo de Flap necessita de uma determinada potência para o seu rendimento.

Disco de Corte: Abrasivo rígido constituído por aglomerados de grãos abrasivos, resina e telas de fibra que o tornam um produto seguro. Por suas diferentes espessuras e por seus variados diâmetros, proporciona o corte de diversos materiais.

Disco de Desbaste: Parecido visualmente com o Disco de Corte, porém com a sua estrutura montada diferente com mais camadas de telas, com mais resina e com mias grão abrasivo, esse abrasivo proporciona o desbaste pesado de material . Além disso também atua na remoção de solda, desbaste de estruturas de metálicas (vigas) imperfeições e rebarbas de peças fundidas.

Roda PG: Também conhecida como Rodas de Lixa, as Rodas PG são produtos produzidos através da fixação de diversas aletas de lixa em torno de uma flange. Essas flanges variam a sua furação conforme a dimensão do eixo da maquina, onde podemos trabalhar com maquinas manuais e maquinas estacionarias e as lixas são fixadas com uma resina especial onde são totalmente balanceadas para que não haja vibração no trabalho e que ocorra um desgaste prematuro. Além desses itens, também podemos citar muitos outros itens produzidos em nossa fabrica.


Além desses itens, também podemos citar as Rodas 100x100, Rodas 115, Discos de Lixa, Lixas Cintas, Bastões de Polimentos, entre outros...

Também é muito importante frisar que o Grupo Arsystem, através de uma de suas marcas, a Suryha Abrasivos, possui uma Fábrica de Abrasivos localizada no sul do Brasil! Investindo diariamente em tecnologia e crescimento, a Suryha já se consolida como uma marca forte no segmento e atende principais indústrias de diversos segmentos!

Para saber mais sobre a Suryha Abrasivos ou ser um parceiro Suryha, entre em contato com nossa equipe por aqui.


Sobre o Autor

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Soluções em ferramentas para a indústria.

Compartilhe

0

Meus orçamentos

Imagem Produto Quantidade
Seu carrinho está vazio.