Institucional

Televendas: 54 3027-1377

Marcadores Industriais

Marcadores Industriais

Pense na seguinte situação: Um profissional de uma fábrica está em uma operação de fabricação pesada e lê um número escrito em um lote de peças, anexa o documento de trabalho apropriado e move o lote para a próxima operação. Quando o lote chega ao soldador, ele faz uma pausa. As peças estão cortadas incorretamente e na orientação errada, então ele não tem escolha a não ser descartar todo o lote. Como isso aconteceu? As informações no documento de trabalho estão ali!

Ele olha mais de perto o documento de trabalho e depois o número nas peças. O número do trabalho no pacote e o número do trabalho nas peças cortadas não correspondem exatamente. Em seguida, ele olha o numeral na peça e percebe que está borrado - ilegível - porque foi escrito em uma superfície de trabalho suja. O resultado foi retrabalho desnecessário.

Como isso poderia ter sido evitado? Enquanto as indústrias passam muito tempo garantindo que têm a máquina de solda certa, o punção ou matriz certa, a lâmina de serra certa, com frequência eles gastam pouco tempo pensando em uma das ferramentas mais fundamentais da fabricação de metal: o Marcador Industrial!


O que é um Marcador Industrial?

Marcadores Industriais não são como as canetas comuns, feitas para escrever em papel nos escritórios, escolas e casas. Como qualquer ferramenta de fabricação, um marcador industrial é projetado para resistir às duras demandas de alguns dos ambientes mais extremos do mundo. 


Como funcionam os Marcadores Industriais

Os marcadores industriais se tornaram cada vez mais populares dentro das indústrias. Eles contêm vários aditivos químicos para auxiliar em seu desempenho, mas os três principais componentes são o pigmento, o solvente e a resina. É o equilíbrio e as reações químicas entre esses componentes que determinam o desempenho das canetas.

O pigmento dá cor à caneta e o nível e tipo de pigmento necessário dependem da aplicação. Uma aplicação rigorosa, como tratamento térmico ou um banho de decapagem, requer uma caneta com pigmentos altamente especializados. Na verdade, a maioria das aplicações em metal pode se beneficiar de canetas com pigmentos extras, que podem ajudar a tornar as marcas nas peças mais brilhantes e visíveis. Isso permite que você veja os números das peças à distância e em condições de pouca luz.

Após fazer uma marcação, a resina seca e une quimicamente a tinta no lugar, conferindo-lhe resistência avançada à água e ao desgaste. Algumas resinas suportam temperaturas ambiente de até 65ºC antes de se degradarem, enquanto outras podem manter sua forma e cor a temperaturas de 1.000ºC ou mais.

O solvente mantém a tinta em estado líquido dentro da própria caneta. Quando você escreve com um marcador, o solvente também ajuda os pigmentos e a resina a fluírem para a superfície do metal. Você pode notar seu cheiro característico ao escrever com esse produto. Esse é o cheiro do solvente evaporando. À medida que o solvente evapora, a resina seca na superfície e une quimicamente os pigmentos ao metal.

Os Marcadores Industriais também são definidos pelas características da ponta ou bico. Uma caneta com tinta fina terá um bico com menos porosidade do que uma caneta com tinta mais espessa. Se um bico é "fechado" (ou seja, tem menos porosidade), a tinta mais espessa terá dificuldade em fluir através dele.

O diâmetro do bico determina quão fina é a marca que você pode fazer. A maioria dos usuários industriais utiliza uma caneta com um bico de 1/8 de polegada. Mas se você for fazer marcas finas, ou marcas em espaços ou cantos apertados, pode considerar o uso de um bico com diâmetro de 1/16 de polegada. Para marcas grandes, bicos mais largos, como aqueles com diâmetro de 9/16 de polegada, tendem a funcionar bem.

Mas nem tudo sobre o tamanho da ponta é tão simples. Por exemplo, você também precisa considerar do que o bico é feito. Para muitas aplicações industriais, um bico de poliéster funciona bem devido à sua resistência a impactos. Esses tendem a manter sua forma ao longo do tempo, em vez de ficarem achatados, ampliando sua marca e a chance de alguém escrever algo ilegível em uma peça.

No entanto, as pontas de poliéster não são adequadas para todas as aplicações. Por exemplo, se você estiver fazendo marcações em uma superfície áspera ou suja, talvez queira escolher um marcador com uma ponta de acrílico, comumente usada em marcadores de esmalte. Essas pontas tendem a se desgastar e se conformar a uma superfície irregular. Para tais aplicações, as pontas de acrílico geralmente duram mais do que as de poliéster.


A ferramenta certa para o trabalho

Todos os marcadores se espalham um pouco após serem aplicados e, especialmente em metais, isso pode levar a marcas ilegíveis. Quando alguém com o marcador certo (com a ponta do tamanho apropriado) escreve um 3, não deve parecer um 8 - embora muitas vezes pareça, e um número de peça mal lido ou qualquer outra instrução de trabalho pode levar a um erro caro.

Esses problemas geralmente ocorrem porque a superfície está oleosa, enferrujada, suja ou de alguma forma contaminada ou corroída. Muitos aços são entregues com um óleo inibidor de ferrugem na superfície, o que pode criar problemas para a marcação das peças; muitos marcadores convencionais simplesmente não funcionam. A tinta do marcador basicamente flutua sobre a camada de óleo, e como resultado, você obtém texto borrado ou de difícil compreensão. Essas condições exigem um marcador com tinta oleofóbica, que basicamente empurra o óleo para fora do caminho e permite que ele seque através do óleo.

Superfícies molhadas exigem um marcador com tinta hidrofóbica, que resiste à propagação e secará através de água ou líquidos à base de água. Esses são ideais para aplicações pós-usinagem, bem como para aquelas que envolvem corte a plasma, têmpera em água e escrita por fluidos de corte e refrigerantes à base de água.

Por fim, muitos materiais requerem tratamento térmico ou recozimento para alcançar a resistência desejada, o que pode fazer com que as marcas queimem ou fiquem ilegíveis. Sobreviver a esse processo, mais uma vez, está relacionado à forma como um marcador de tinta funciona. As ligações químicas entre a resina e o pigmento são projetadas para funcionar melhor em uma faixa de temperatura específica. Quando você ultrapassa essa faixa, as ligações se rompem e a marca desbota ou desaparece. Por isso, é necessário usar uma fórmula especial de tinta com pigmentos e resinas de alta resistência à temperatura.


Permanente vs. Removível

A maioria dos trabalhos exige marcas permanentes; no entanto, seja para controle de qualidade, trabalho de reparo ou para produtos acabados que requerem pintura, às vezes as marcas precisam ser removidas.

Se você precisa remover marcas das peças antes de enviar os produtos aos clientes, é necessário considerar os produtos químicos de limpeza necessários. Sempre que possível, tente usar um marcador que possa ser removido de maneira segura e com o mínimo de desconforto possível. Remover uma marca com um solvente extremamente agressivo pode trazer preocupações com segurança e meio ambiente. Se um marcador exigir o uso de um produto de limpeza que viole as regulamentações governamentais sobre compostos orgânicos voláteis (COVs), os custos indesejados podem aumentar, tudo devido a um marcador.

A natureza da resina usada no marcador de tinta determina como a marca pode ser removida. Quando a resina se decompõe, a marca é removida. Hoje, alguns marcadores industriais não exigem produtos de limpeza extremamente agressivos. Algumas resinas se decompõem com água; outras se decompõem com soluções detergentes ligeiramente mais ácidas, adequadas para marcação em produtos que podem ser armazenados ao ar livre e portanto, precisam resistir à chuva, mas ainda precisam ser removidos facilmente. Outros requerem limpeza mais agressiva.

Certifique-se de que o marcador de tinta não utilize solventes perigosos, seja para remoção ou na própria química do marcador. Por exemplo, um solvente comum de marcador de esmalte chamado xileno foi associado a alguns tipos de câncer. Hoje, porém, existem alternativas mais seguras ao xileno que oferecem a mesma durabilidade. Se necessário, essas marcas podem ser removidas com produtos químicos comuns de lojas que não são prejudiciais se os trabalhadores tomarem as precauções de segurança apropriadas.


Marcadores Markal

Os melhores Marcadores Industriais você encontra na Arsystem! Onde possuímos uma vasta linha de Marcadores da Markal, marca conceituada nesse universo, com mais de 80 anos de existência e conhecimento no mundo de marcações industriais. Para saber mais, entre em contato com nosso time comercial pelo e-mail vendas@arsystem.com.br ou pelo whats 54 8432-9202.

Sobre o Autor

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Soluções em ferramentas para a indústria.

0

Meus orçamentos

Imagem Produto Quantidade
Seu carrinho está vazio.